PUBLICIDADE

Fonte :: Pixabay : Einladung_zum_Essen

Gratinado de batata e legumes

Este delicioso gratinado de batata e legumes é uma das minhas receitas favoritas. A crosta estaladiça de queijo, combinada com as batatas saborosas e os legumes estaladiços, cria uma explosão única de sabor. Já fiz esta receita várias vezes na minha cozinha e é sempre um sucesso!

PUBLICIDADE

Ingredientes

porções
4
  • 600 g Batatas Adicionado a
  • 300 g Vários legumes (por exemplo, cenouras, curgetes, brócolos) Adicionado a
  • 100 g Queijo ralado (por exemplo, Gouda ou Emmental) Adicionado a
  • 300 ml Creme Adicionado a
  • 1 Cebola Adicionado a
  • 2 dentes de alho Adicionado a
  • sal Adicionado a
  • Pimenta Adicionado a
  • noz-moscada Adicionado a
  • 1 colher de sopa manteiga Adicionado a
PUBLICIDADE

Procedimento

60 min.
1. Etapa

Para a receita de gratinado de batata e legumes, deve primeiro descascar as batatas e cortá-las em fatias finas. Pode utilizar uma mandolina para garantir que as fatias ficam uniformemente finas.

2. Etapa

Agora, corte os legumes que escolheu em pedaços pequenos. Pode variar à vontade, mas eu pessoalmente prefiro uma mistura de cenouras, curgetes e brócolos.

3. Etapa

De seguida, pique a cebola e os dentes de alho. Deve ter cuidado ao fazê-lo, pois queremos o seu sabor delicado para este prato, sem que sejam dominantes.

4. Etapa

Agora, misture as batatas, os legumes, a cebola e o alho numa caçarola. Certifique-se de que o prato está bem untado com manteiga para que nada se queime.

5. Etapa

As natas são agora aquecidas num tacho e temperadas com sal, pimenta e noz-moscada. Recomendo que prove o molho para ter a certeza de que está ao seu gosto.

6. Etapa

Deite agora as natas sobre os legumes e as batatas. Verificará que as natas enriquecem realmente o sabor da mistura de batatas e legumes.

7. Etapa

Por fim, polvilhe o queijo uniformemente por cima. Acho que um queijo saboroso como o Gouda ou o Emmental dá ao gratinado aquele toque especial.

8. Etapa

Colocar o tabuleiro no forno pré-aquecido e cozer o gratinado a 200°C, em lume superior/inferior, durante cerca de 45 minutos. O queijo deve estar bem dourado e o gratinado de batata e legumes deve estar ligeiramente cozinhado.

Últimas receitas

Últimas receitas

Reels

Novo

Categorias principais

Pastelaria

193 receitas

Sobremesa

559 receitas

Pratos de carne

391 receitas

Massa

104 receitas

Cozinhado

566 receitas

Pequeno-almoço

190 receitas

Almoço

804 receitas

Jantar

740 receitas