PUBLICIDADE

Fonte :: Dalibor Sevaljevic for Shutterstock

Upstipci caseiro Cozinha balcânica

Os ustipci são um tipo de donut muito popular na cozinha dos Balcãs. São fáceis de preparar e deliciosos - especialmente quando ainda estão quentes. Gosto de os servir ao pequeno-almoço ou como lanche para as crianças. São maravilhosamente fofos e macios no interior, com uma crosta agradavelmente estaladiça.

PUBLICIDADE

Ingredientes

porções
4
  • 500 g Farinha Adicionado a
  • 1 Embalagem levedura seca Adicionado a
  • 12 Colher de chá sal Adicionado a
  • 12 Colher de chá açúcar Adicionado a
  • 300 ml Água quente Adicionado a
  • 50 ml óleo Adicionado a
  • Óleo vegetal para fritar Adicionado a
PUBLICIDADE

Procedimento

60 min.
1. Etapa

Para fazer a receita de ustipci, comece por peneirar a farinha para uma tigela grande. Certifique-se de que a tigela é suficientemente grande - a massa vai crescer e precisa de espaço para se expandir.

2. Etapa

Numa tigela mais pequena, misture a levedura seca, o açúcar e o sal com a água morna (mas não demasiado quente para não destruir a levedura). Deixe a mistura repousar durante 5 minutos até começar a fazer espuma. Este passo mostra se a levedura está ativa. Se não fizer espuma, recomendo que o substitua por fermento fresco.

3. Etapa

Juntar a mistura de fermento, adicionar o óleo e amassar tudo muito bem. Durante uma das minhas primeiras tentativas, aprendi que amassar é muito importante para obter um ustipci fofo e perfeito. Deve-se amassar a massa vigorosamente durante, pelo menos, 5-7 minutos até ficar elástica.

4. Etapa

Cubra a massa e deixe-a repousar num local quente. Após cerca de 45 minutos, a massa deve ter duplicado de tamanho.

5. Etapa

Com as mãos ligeiramente enfarinhadas, divida a massa levedada em pedaços de igual tamanho e forme bolas. Certifique-se de que as bolas não são demasiado grandes, pois continuarão a crescer no óleo quente durante a fritura.

6. Etapa

Aquecer o óleo numa frigideira antiaderente e fritar as bolas até ficarem douradas. Lembro-me sempre da minha avó a fazer isto - quando fritava os ustipci, toda a cozinha se enchia de um aroma delicioso.

7. Etapa

Colocar as bolas de ustipci fritas sobre papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. Uma sobremesa tradicional da cozinha dos Balcãs. Servir ainda quente!

Últimas receitas

Últimas receitas

Reels

Novo

Categorias principais

Pastelaria

193 receitas

Jantar

747 receitas

Sobremesa

564 receitas

Sopas e caldos

155 receitas

Massa

106 receitas

Cozinhado

570 receitas

Pequeno-almoço

190 receitas

Almoço

811 receitas