PUBLICIDADE

Fonte :: nitrub for Getty Images

Compota de tangerina caseira

Sempre fui um grande fã de compota e já fiz algumas experiências com diferentes frutos. Mas a marmelada de tangerina destaca-se realmente. Tem aquele sabor brilhante e cítrico que se destaca em qualquer torrada, pastelaria ou iogurte a que a junte. Com esta receita, pode desfrutar da frescura do inverno mesmo na estação mais fria.

PUBLICIDADE

Ingredientes

porções
10
  • 1 kg Mandarinas Adicionado a
  • 1 kg açúcar Adicionado a
  • 1 grande Limão espremido Adicionado a
  • 1 Taça água Adicionado a
PUBLICIDADE

Procedimento

100 min.
1. Etapa

Para fazer compota de tangerina, primeiro lave bem as tangerinas. Com base nos meus anos de experiência, recomendo a utilização de tangerinas biológicas, uma vez que vamos utilizar tanto a polpa como a casca, e a fruta biológica contém menos pesticidas.

2. Etapa

Descasque as tangerinas e guarde também a casca. Nesta fase, deve certificar-se de que todas as partes brancas da casca são removidas, uma vez que podem causar um sabor amargo aquando da preparação do doce.

3. Etapa

Corte a casca da tangerina em tiras finas. Não deve haver muita pele branca no interior das tiras, pois isso pode tornar a compota amarga.

4. Etapa

Numa panela grande, junte o açúcar, as tangerinas cortadas em tiras, o sumo de limão e a água. Esta mistura deve ser levada ao lume, mexendo sempre, o que ajudará a dissolver completamente o açúcar e a obter uma consistência uniforme.

5. Etapa

Reduzir o lume para baixo e deixar a mistura ferver em lume brando. Tenha em atenção que uma temperatura demasiado elevada pode caramelizar a mistura e afetar o sabor da compota.

6. Etapa

Mexa suavemente a mistura de 15 em 15 minutos até engrossar. Este processo pode demorar até 1,5 horas, mas acredite, o resultado vale a pena.

7. Etapa

Logo que o doce de tangerina tenha atingido a consistência desejada, deite-o quente em frascos esterilizados e feche-os.

8. Etapa

A sua marmelada de tangerina caseira, maravilhosamente perfumada, está agora pronta para ser apreciada ou oferecida como presente. Conserva-se durante cerca de 6 a 12 meses - se a conseguir manter intacta durante tanto tempo!

Últimas receitas

Últimas receitas

Reels

Novo

Categorias principais