PUBLICIDADE

Fonte :: Freepik

Molho cremoso de pão de forma com queijo e bacon

Esta receita é uma das minhas favoritas para preparar em festas de fim de ano ou noites de jogos. A combinação de um molho cremoso e quente com pão fresco estaladiço é simplesmente uma delícia inesquecível.

PUBLICIDADE

Ingredientes

porções
8
  • 1 Pão redondo grande de espiga branca Adicionado a
  • 2 chávenas De bacon cortado em cubos Adicionado a
  • 1 Cebola grande, cortada em cubos finos Adicionado a
  • 2 dentes Alho, picado Adicionado a
  • 2 chávenas De queijo creme Adicionado a
  • 1 Taça De queijo cheddar ralado Adicionado a
  • 1 Taça De natas azedas Adicionado a
  • 1 colher de chá De mistura de ervas ou tempero italiano Adicionado a
  • Sal e pimenta a gosto Adicionado a
  • 2 Cebolinhas finamente picadas para guarnecer Adicionado a
PUBLICIDADE

Procedimento

90 min.
1. Etapa

Pré-aqueça o seu forno a 180°C (350°F). Enquanto o forno aquece, corte a parte de cima do pão de espiga e esvazie o interior, tendo o cuidado de deixar uma parede de pão de 1,5 cm. Rasgue o interior do pão e a tampa em pedaços pequenos e reserve-os para servir mais tarde com o molho.

2. Etapa

Numa frigideira grande, cozinhe o bacon cortado em cubos em lume médio até ficar estaladiço. Acho que a utilização de uma frigideira antiaderente reduz a quantidade de óleo necessária e faz com que o bacon fique perfeitamente estaladiço. Quando o bacon estiver estaladiço, retire-o com uma escumadeira e reserve-o, mantendo cerca de 2 colheres de sopa da gordura do bacon na frigideira.

3. Etapa

Na mesma frigideira, adicione as cebolas cortadas em cubos e o alho picado, salteie até as cebolas ficarem translúcidas. Saltear em gordura de bacon acrescenta uma profundidade de sabor que eleva verdadeiramente este molho.

4. Etapa

Baixe o lume, adicione o queijo creme, o queijo cheddar e as natas azedas. Mexa consistentemente para misturar tudo. Polvilhe a mistura de queijo com uma pitada de sal, pimenta e uma mistura de ervas ou tempero italiano e mexa até ficar bem misturado.

5. Etapa

Agora adicione o bacon estaladiço à mistura de queijo, mexendo para combinar bem.

6. Etapa

Deite esta mistura cremosa e deliciosa no pão de forma oco. Não se esqueça de não deitar fora a tampa do pão.

7. Etapa

Colocar a espiga recheada num tabuleiro de ir ao forno, juntamente com os pedaços de pão rasgados à volta. Leve ao forno durante 15-20 minutos, ou até o molho estar bem quente e o pão tostado.

8. Etapa

Enfeite com cebolinhas picadas antes de servir. Isto dá ao molho um pouco mais de cor e um sabor fresco que contrabalança bem os sabores cremosos e ricos do molho.

9. Etapa

Desfrute do seu molho de pão de espiga com amigos ou família e verá que desaparece mais depressa do que pensa! É o aperitivo perfeito para qualquer evento, desde festas de Natal a um encontro noturno.

Últimas receitas

Últimas receitas

Reels

Novo

Categorias principais

Pastelaria

193 receitas

Jantar

747 receitas

Sobremesa

564 receitas

Sopas e caldos

155 receitas

Massa

106 receitas

Cozinhado

570 receitas

Pequeno-almoço

190 receitas

Almoço

811 receitas