PUBLICIDADE

Fonte :: LuSch for Adobe Stock

Pão de forma à avó

Todos os anos, na altura do Natal, a minha criança interior desperta quando preparo os biscoitos de shortbread segundo a receita tradicional da avó. A sua receita de biscoitos, repleta dos delicados sabores da baunilha e da raspa de limão, recorda-me sempre as noites de inverno quentes e acolhedoras da minha infância.

PUBLICIDADE

Ingredientes

porções
6
  • 250 Grama manteiga amolecida Adicionado a
  • 125 Grama açúcar Adicionado a
  • 2 Ovos Adicionado a
  • 500 Grama Farinha Adicionado a
  • uma pitada de sal Adicionado a
  • 1 Colher de chá fermento em pó Adicionado a
  • 1 vagem de baunilha Adicionado a
  • Raspa de meio limão Adicionado a
  • 100 Grama Açúcar em pó (para polvilhar) Adicionado a
PUBLICIDADE

Procedimento

60 min.
1. Etapa

Para cozer os biscoitos, comece por preparar a massa. Misture a manteiga amolecida com o açúcar numa tigela até obter uma consistência cremosa. Pela minha experiência, recomendo a utilização de um processador de alimentos ou de um liquidificador para facilitar o processo e garantir uma consistência uniforme.

2. Etapa

Adicione agora os ovos e mexa até estarem completamente combinados com a mistura de manteiga e açúcar.

3. Etapa

Numa tigela à parte, misture a farinha, o sal e o fermento em pó. Raspe a polpa de baunilha da vagem de baunilha e adicione-a à mistura de farinha, bem como a raspa de metade do limão. Mexa bem os ingredientes secos.

4. Etapa

Agora é altura de combinar os ingredientes secos com a mistura de manteiga. Aqui é necessário um pouco de paciência, pois os ingredientes precisam de algum tempo para se combinarem. Recomendo que adicione gradualmente os ingredientes secos à mistura de manteiga, mexendo bem pelo meio.

5. Etapa

Quando a massa estiver bem misturada, pode ser passada por uma picadora ou por um saco de pasteleiro para formar biscoitos em forma de pipeline. Eu utilizo sempre a velha picadora da minha avó, que é perfeita para este efeito.

6. Etapa

Coloque os biscoitos formados num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 10-15 minutos até ficarem dourados.

7. Etapa

Deixar arrefecer um pouco os biscoitos depois de cozidos e polvilhar com açúcar em pó. A avó era sempre generosa com o açúcar em pó, por isso eu faço o mesmo.

Últimas receitas

Últimas receitas

Reels

Novo

Categorias principais

Pastelaria

193 receitas

Sopas e caldos

157 receitas

Piza

29 receitas

Rábano

12 receitas

Almoço

821 receitas

Pratos de carne

399 receitas

Saladas

95 receitas

Pequeno-almoço

191 receitas

Jantar

755 receitas